OLÁ PESSOAL!!!!

Sejam bem vindos!!!! Esperamos que nosso blog possa ajudar a conhecer melhor nossa escola. Comentem nossas postagens!!! As postagens são de responsabilidade das professoras Simone Dias e Zenaide Abati, que coordenam a Gincana Solidária na Escola e atuam no Laboratório de Aprendizagem do II e III Ciclo, nos turnos da manhã e tarde.

quarta-feira, 9 de junho de 2010

TAREFA DO MÊS DE MAIO

ONDE ESTÁ MEU COLEGA?
Objetivo: Realizar ações que promovam o retorno dos alunos infrequentes à sala de aula.

Ações: Para realizar essa tarefa, a equipe se reuniu com a Secretaria da Escola e fez o levantamento dos alunos infrequentes, baseando-se nos relatórios da Bolsa Família e também nos registros das Ficais. Antes do relatório do bolsa Família desse mês, não havia casos de infrequência dos alunos beneficiados nesse Programa e algumas situações estavam devidamente justificadas. Também constatamos o número de 25 Ficais abertas, as quais serão analisadas e, a partir dos dados coletados, as famílias serão comunicadas e/ou visitadas, conforme cada situação. Após a entrada dos dados de mês de maio, o número de Ficais aumentou para 42, incluindo a EJA e também, devido as faltas atuais, dois alunos podem perder o benefício da Bolsa Família. Sob esse mesmo enfoque e devido a baixa frequência no Laboratório de Aprendizagem, as professoras do L.A. visitaram suas turmas de atendimento (turno oposto) e realizaram uma reunião com todos os alunos encaminhados para combinar horários, motivar o comparecimento ao Laboratório de Aprendizagem e saber o motivo das faltas. Todos os alunos encaminhados ao Laboratório de Aprendizagem, receberão junto à sua avaliação (Parecer) do I Trimestre, um comunicado aos pais, no qual está destacado a necessidade do atendimento bem como o horário de cada um. Assim, para os próximos dias, esperamos que todos os grupos de atendimento compareçam no seu horário e o trabalho possa ser melhor realizado e os objetivos atingidos. Além desse comunicado, foram confeccionadas novas carteirinhas com dia, horário, local para que toda a família se comprometa com esse atendimento. Quanto aos alunos que faltam muito durante as aulas, cada professor referência recebeu uma ficha, onde colocará as faltas do trimestre e aqueles alunos cuja infrequência seja preocupante também receberão um aviso especial e durante a entrega das avaliações os pais ou responsáveis serão alertados, a fim de que cuidem mais da frequência e passem a justificar as faltas quando necessário. Ações realizadas:

  • Levantamento junto à Secretaria da Escola (Programa do Bolsa Família e Ficais)
  • Levantamento junto ao SOE das Ficais cujas famílias já foram comunicadas ou que deram retorno;
  • Telefonemas às famílias pela Secretaria e SOE;
  • Visita às famílias, conforme a situação para justificativa das faltas e retorno do aluno;
  • Reunião com alunos infrequentes do Laboratório de Aprendizagem;
  • Envio de comunicados aos pais (anexos ao Parecer do I Trimestre) sobre a infrequência ao L.A.;
  • Confecção e distribuição de novas carteirinhas para alunos encaminhados ao L.A. que ainda estão faltando ou nunca compareceram;
  • Levantamento de alunos com grande número de faltas durante o trimestre, realizado pelos Professores referência de cada turma;
  • Comunicado e entrevista com pais de alunos infrequentes a fim de justificar faltas e alertar para o risco à aprendizagem (No dia da entrega das avaliações/ 11/06/2010);
  • Solicitação aos colegas e amigos que moram perto dos alunos infrequentes que os motivem a comparecer às aulas, ajudem nessa mobilização e acolham os colegas que retornarem, auxiliando-os com as tarefas escolares.
  • Visita ao Posto de Saúde da WF para averiguação dos endereços dos alunos infrequentes, pois muitos tem cadastro de atendimento familiar;
FOTO: Professor Eduardo (Secretaria), responsável pela sistematização dos relatórios do Bolsa Família e Ficais, bem como pelo levantamento de faltas, cuja organização, colaboração e disponibilidade facilitou muito o cumprimento dessa tarefa.




Nenhum comentário:

Postar um comentário